sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Porque morrer, se podemos viver?

Dentre as várias pessoas que me procuram e eu 'ouço', uma delas me procurou ontem deixando- em um tanto preocupada.

Nas primeiras postagens falei um pouco sobre Ana, uma mocinha maravilhosa que ainda não consegue lidar com toda a maldade s sua volta, e isso lhe afeta muito. Ana é suicída, e não esconde isso, pedindo ajuda sempre que precisa. Esse já é um ótimo começo.

Uma vez suicída, sempre suicída. Mesmo depois que se consegue lidar com o desejo intenso de morrer, as tentativas contra a própria vida sempre deixarão marcas.

Ontem, Ana desejava morrer... Há quase 5 anos noso conhecemos e temos conseguido ficar vivas, aprendendo cada vez mais uma com a outra. Durante esse tempo, foram várias as vezes que a vontade de morrer veio, mas ela como pessoa forte e guerreira que é venceu todas elas.

Apesar de sua realidade difícil, Ana não está de todo sozinha: tem pessoas que admiram sua força, tem seu irmão e tem a mim, que mesmo a distância tento faze- la sentir- se melhor diante das adversidades.

Mas, assim como minha pequena Ana, há vários suicídas pelo mundo em sua maioria adolescêntes. Suas queixas e essa angustia que os toma são confundidas com birras, insanidade e distírbio mental e o desejo de chamar a atenção. Esses suicídas em específico, assim como Ana se auto- mutilam. Tem pelo corpo marcas profundas de cortes feitos a cada desejo de não estar nesse planeta. Cada marca é a lembrança de uam dor que jamais irá se apagar.

Embora sejam muito descriminados e mal vistos, não estão na verdade querendo chamar a atenção: estão pedindo por socorro!

Há uma dor inexplicável que os atinge, há um inconformismo que não entendem de certo modo o porque. Eles são incrivelmente sensíveis e vulneráveis ao meio em que vivem. O mal, a violência as injustiças os afetam diretamente. Tudo isso se soma ao desiquilíbrio no lar, a instabilidade na família, a falta de compreensão, de atenção e de alguém que os ouça.

Quando buscam ajuda psicológica ou psquiátrica, são bombardeados por medicações que limitam mais ainda suas vidas.São tratados como loucos, mas o que pude observar em todos que conheci é que são extremamente inteligêntes e bem informados.

Sentem- se no planeta errado, sonham com as possibilidades de que o mundo ou pelo menos a vida deles mude. Parece ser o desejo de todas as pessoas, mas neles isso é muito mais intenso e mais desejoso que em outras pessoas. Eles enxergam o mundo de uma maneira especial.

Fiz de Ana, Dani, Psico, Rafa pessoas importantes em minha vida. Através deles eu fui aprendendo o imenso valor de uma vida, inclusive a minha. Entendo como ninguém suas dores e frustrações, seus sonhos e desejos.

O universo deles me fascina! Não pela vontade que sempre volta em querer morrer... Pelo modo que podem ver o que a maioria não percebe.

Depois desses anso todos, eu ainda estou buscando e aprendendo um meio de poder auxiliar de algum modo, desejando que por mais um ano vocês aguentem firmes e mantenham- se vivos.

Peço ao Deus que creio e me manteve viva até hoje, que dê forças à vocês!

E para vocês, meus queridos e amados anjos, eu escrevo o próximo post.

Nenhum comentário: