sexta-feira, 19 de agosto de 2022

Olá preciosos!

 

8º em Sampa, os dedos querendo congelar, mas, vamos postar!

Resolvi deixar a aparência do blog como está por enquanto e... o conteúdo também! Trarei publicações antigas que fazem parte da minha infância... Aprendi a ler entre quatro e cinco anos de idade e durante a infância li bastante. 

Como meus pais observaram que eu era uma criança um tanto "diferente" e o modo de criação da época não dava muito certo comigo, além de Artes, Livros e Músicas, meus pais inseriram na minha rotina as benditas Aulas de Boas Maneiras... Ah, as aulas de boas maneiras...

Nós éramos pessoas simples, de vida simples, então, muitas vezes questionei porque eu precisava saber a posição dos talheres à mesa e pra que tanta louça à mesa para um simples jantar! Eu me sentia meio que irmã do Mogli........... Tá!

Eu era uma menina que não tinha modos e era difícil a compreensão da necessidade destes modos... Demorou para compreender, por exemplo, que não podemos ficar virando cambalhotas sempre que dá vontade, ou, ficar pendurada de ponta cabeça sempre que um local proporciona as condições perfeitas para ver o mundo de "cabeça para baixo"... Obviamente, estes não eram meus únicos "distúrbios" de comportamento, mas, ficaremos apenas nestes dois porque a lista é longa, rs. O livro de boas maneiras - que parecia uma bíblia de comportamento educado - também servia para ser colocado na cabeça e aprender a caminhar ereta e elegantemente......... 

Como pode ver na imagem, ainda possuo o livro que me encanta até hoje por ser antigo, fabricado de um modo que não se vê hoje em dia: folhas costuradas, capa realmente grossa com um revestimento que parece tecido engomado, título em letras douradas, uma gravura sutil em relevo, sem falar nas folhas que, com  o livro fechado, revelam uma gravura delicada e elegante de rosas. Do conteúdo o que me prendia a atenção não era como se deveria utilizar garfo e faca para comer uma fruta... Eram e ainda são algumas poesias, contos e notas bem interessantes.

Então, à partir de hoje, irei postar este conteúdo, homenageando quando possível, os autores citados.

Vamos abrir o livro A Excelência das Boas Maneiras! (algo que pouquíssimas pessoas possuem hoje em dia...)


Nenhum comentário: