quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Desejo e Reparação - Ian McEwan

Atonement (pt: Expiação — br: Desejo e Reparação) é um filme de Joe Wright, lançado em 2007, estrelando James McAvoy e Keira Knightley. Em 2008, recebeu o Globo de Ouro de melhor filme dramático.

Baseado no best-seller homónimo do escritor britânico Ian McEwan, "Atonement" é um complexo filme, que aborda inúmeros temas, do poder da criatividade às histórias de horrores da 2ª Guerra Mundial, mas o maior tema retratado é, sem dúvida, o sentimento de culpa e o arrependimento. Este filme é uma adaptação fiel do livro, é dirigido por Joe Wright. Um filme embebido de uma visão tipicamente Britânica, conta com cenas a puxar o cômico – sarcástico e cenas de nível dramático que por vezes emocionam.






Sinopse

Briony Tallis é uma menina de 13 anos na Inglaterra de 1935. Vive confortavelmente numa casa gigantesca e prepara uma peça de teatro para ser apresentada em homenagem a chegada do irmão, Leon Tallis. Enquanto se esforça para terminar a peça e conseguir a atenção dos convidados da família os gêmeos Pierrot e Jackson, mais a irmã deles, Lola Quincey para ensaiá-la, Briony descobre um possível jogo de atração entre a sua irmã Cecilia e o filho do antigo empregado da família, Robbie Turner.

Apaixonada por Robbie, Briony acusa-o injustamente de abusar de Lola, levando-o a prisão e mais tarde a alistar-se no exército britânico para lutar na 2ª Guerra Mundial como alternativa ao cárcere. Já em plena guerra Robbie reencontra Cecilia que é enfermeira e os dois trocam promessas de amor eterno. As constantes permutas temporais, uma grande trilha sonora aliada ao grande roteiro e o fim inesperado fizeram deste filme o vencedor do globo de ouro para melhor filme dramático 2008.





Na tarde mais quente do verão de 1935, na Inglaterra, a adolescente Briony Tallis vê uma cena que vai atormentar a sua imaginação: sua irmã mais velha, sob o olhar de um amigo de infância, tira a roupa e mergulha, apenas de calcinha e sutiã, na fonte do quintal da casa de campo. A partir desse episódio e de uma sucessão de equívocos, a menina, que nutre a ambição de ser escritora, constrói uma história fantasiosa sobre uma cena que presencia. Comete um crime com efeitos devastadores na vida de toda a família e passa o resto de sua existência tentando desfazer o mal que causou.

Fonte: Wikipedia
          Companhia das Letras

Nenhum comentário: