segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

É preciso mudar, assim vem o renovo!


Nasci aqui em Sampa há 35 anos e fico pasma como tanta coisa mudou!
Meu bairro mesmo hoje é um lugar completamente diferente de anos atrás!Cresceu numa velocidade incrível!
Mas porque apesar de tantas mudanças, parece que as pessoas não mudam?
Seria isso a prova de que nossa mudança interior independe de tudo a nossa volta?
Quer saber?Eu acredito nisso...
Converso com pessoas aqui na net por dois anos: suicídas, depressivos, pessoas com síndromes diversas, fobias e transtornos...
Muitas delas inda não mudaram nesses dois anos.
E ainda sofrem dos mesmos males que me aproximaram delas.
Os motivos que as fazem sempre sofrer intensamente também não mudam: decepções amorosas, brigas familiares, desemprego, insatisfação pessoal... enfim, todos os tipos de preocupações normais de todo ser humano.
Mas em alguns, isso dói bem mais que em outros!
Justamente nessas pessoas que sentem mais dor, é que existe uma venda que as incapacita de perceber que se elas não são amadas, a culpa não é do namorado(a) que terminou!
Se a família não é formada de gente tão legal quanto os amigos, a culpa não é do pai e da mãe!
Sempre estamos procurando um culpado para aquilo que nos torna insatisfeitos e infelizes!
E sempre encontramos um pobre coitado pra jogar a culpa de tudo!Já vi gente culpando até Deus!
Quando uma área de nossa vida não vai bem, a culpa não é da pessoa mais próxima a você, nem daquela que você mais detesta!
Um bom exemplo fui eu mesma: uma adolescente rebelde e frustrada!Hahahaha, mau tinha acabado de viver e já era frustrada com nada e revoltada com coisa nenhuma!
Com 15 anos não se viveu muita coisa pra ser assim...
Mas nossa vida é feita de fases e mudanças constantes que nos fazem entrar em parafuso quando transpomos uma pra outra!
Então, lá vai eu crescendo e acreditando que minha vida era uma droga e tudo era culpa da minha mãe!
E vai minha mãe me criando achando todos os piores defeitos em mim, sem nunca afroxar as rédeas!
Já viu no que deu isso né?28 anos de brigas constantes!
Nós duas ficavamos no mesmo espaço por alguns minutos, começava a dar choque!
Hoje quando lembro, era engraçado...
Mas na época, tanto eu quanto ela nos machucamos muito!
Precisou que minha vida seguisse o mesmo curso que a vida dela correu pra que minha mente me desse a chance de entender nossa relação tão difícil!
Não, não foi simples assim como estou contando!
Qualquer tipo de relacionamento exige que uma das partes ceda...
E admita que está errado!
E creia, sempre os dois está errado...
Deixa de estar menos errado quem dá o primeiro passo para acertar tudo!
Mas para qualquer ser humano é necessário humildade, ou menos orgulho, ou muito amor para admitir algo errado em si mesmo!
É um desafio e tanto!
Vencer a sí mesmo sempre será a maior das vitórias!
E baseando- me nessa frase e no fato de que a vida sempre nos dará duas opções onde sempre devemos decidir por uma, resolvi fazer uma escolha porque nem eu aguentava mais a situação, não aguentava nem eu mesma!
Ví como é simples nos tornarmos o pior que podemos ser...
Comecei a lembrar do passado sob um ângulo diferente e cada vez que a ficha caia, pensava que seria mais difícil me acertar com ela!
Não era orgulho, nem mágoa, nem transferiamos pra outra alguma raiva...
O problema de nossos choquinhos era que somos idênticas e não suportavamos ver isso uma na outra!
hahahahahahahaha
Sim, minha mãe tentando reprir o que via em mim, e eu tentando não ser o que ela insistia ser e não era!
Logo depois que percebemos isso, acabaram todas as brigas e desafetos!Conseguiamos enfim conversar como pessoas civilizadas!
Aprendemos juntas que nada na minha vida ou na dela era culpa uma da outra!
A culpa estava em algo dentro de nós que não queriamos mudar!
Passamos a compreender que eu era apenas o que acreditava ser, e na verdade tudo o que ela reprimia.
Quando enfim conseguimos mudar isso, tudo a nossa volta mudou também!Entende?
Não é o contrário...
Seu emprego, sua casa, seu carro, seus parentes, sua namorada, seu marido não vão mudar sua vida, porque mesmo com tudo isso beirando a perfeição, você sempre estará insatisfeito!
Mas se você mudar o que está guardado ai dentro, as coisas aqui fora farão mais sentido!

Nenhum comentário: