segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

Os obstáculos tem a dimensão que você dá!




Hoje recebi a visita da minha mãe!
Pelo menos uma vez por semana ela vem aqui!
Conversamos sempre muito: sobre as mudas novas que conseguimos, sobre nossa saúde, sobre nossos gatos, sobre nossos cães, sobre meus irmãos, as reformas que queremos fazer na casa,filosofamos, rimos...
Assim que ela apareceu ao portão, percebi de imediato que algo nela estava mudado.
Ela parecia mais radiante, e logo me questionei como podia!
Minha mãe não está nada bem de saúde apesar de não aparentar...
Só para nós mais próximos que notamos seu emagrecimento imediato!
Ela já passou por tantas...
A maior parte da vida dela foi feita de sofrimentos, dores, frustrações que causaram mágoas que parecem encravadas no coração!
Durante minha vida a vì sentada em uma máquina de costuras!
Mamãe é costureira desde criança, rs.
Seu primeiro trabalho foi um vestido que ela ganhou e transformou em uma saia! Uma vez eu quis ter algo mais em comum com a vida dela, e peguei um vestido que não usava mais, fui ao quarto de costuras, sentei e disse pra ela: também quero que minha primeira costura seja trasnformar um vestido em saia!
Ficou maravilhoso!
Era a saia que eu mais usava!
Mas claro, as partes mais difíceis ficaram por conta da habilidade das mãos expêrientes!
Ela sempre amou a costura...
Pena que ela ainda não percebeu que esse amor provém de uma conciência na própria alma do poder que uma mulher tem em transformar!
Tudo o que ela faz é lindo!
Perfeito!
Todos os mínimos detalhes possuem um capricho minucioso!
É engraçado quando compro uma roupa em uma loja qualquer e ao chegar diante dela vestida com a peça, ela bate os olhos e aponta todos os defeitos!
Lembro- me como se fosse hoje das roupas que ela fazia com muito prazer para nossas bonecas...
Ela imitava perfeitamente as roupas que fazia para suas clientes!
Até hoje penso que apenas ela pode fazer o que faz tão bem feito!
Ela mesma ri das situações que ela viveu e vive!
Uma vez, trocando de blusa na minha frente, disse:"- Olha isso!
Pareço um mapa!" E caia na gargalhada!
Ela me mostrava cicatrizes!
Várias pelo corpo todo...
Lembranças de quantas vezes ela escapou de morrer e teve outra chance!
Eu morava no Japão, mas mesmo do outro lado do mundo, sentia que algo não estava bem...
Ela não queria me contar!
Queria que eu permanecesse por lá para seguir meu caminho.
Mas acabei sabendo em um momento em que a situação no Brasil ficou complicada pra ela.
Ela estava com cancêr no seio...
Retiraram o seio direito todo!
Radioterapias, químios, a perda dos cabelos negros e a força de vontade de viver!Quantas vezes ouvi ela dizer que nunca conseguiu realizar o que queria em sua vida...
Quantas vezes presenciei suas vitórias!
Lembro- me quando comemoramos os dois anos após a retiradada seio...
Dois anos e o cancêr não voltou!
Uma grande vitória!
Mas logo em seguida, surgiram problemas uterinos.
Lá vai mamãe de volta a mesa de cirurgia: perdeu ovários e o útero para não correr o risco do cancêr voltar...
Quando fui visita- la, estava de pé, rindo e papeando!
Quem a visse não diria que estava passando por mais uma!
Passou...E passou o tempo...
Ela passou um ano reclamando de queimações no peito, e um dia uma médica bendita concluiu de imediato o que seria: nos exames 3 artérias entupidas e a quarta quase toda!
Não entenderam como ela passou tanto tempo assim mas viva e disposta!Começava tudo de novo...
Eu dizia:"- Vê mãe, quais as lições que não foram aprendidas!"
Sim, não existem problemas.
Existem lições a serem aprendidas!
Não posso dizer que essa é uma regra de vida ou a pura verdade...
Mas pensar assim ajuda a enfrentar tudo e mesmo nas situações difíceis tirar proveito e lições pra toda vida!
Os exames eram doloridos: cateters passeando pelas veias... agulhas, agulhas...
E chega o dia da cirurgia onde fariam 4 pontes de safena!
No quarto seu olhar seguia ao nada.
Ela tinha medo de não voltar!
Mesmo sempre mais reclamando do que bendizendo, mesmo insatisfeita com a própria vida, ela queria viver essa vida mesmo!
A cirurgia foi um sucesso e a recuperação rápida!
Eu ia todos os dias preparar as refeições...
Uma dieta saudável!
Ela sempre gostou de comer o que não devia, mas sempre gostou da minha comida, rs.(ainda bem)
Sempre que preparava sua refeição me lembrava das vezes que dependi dela pra isso.
Tudo o que saí daquelas mãos é bendito!
Existi sempre um capricho em tudo o que as mãos dela toca!
Basta ver os diversos vasos pelo quintal!
Cada muda pega em qualquer lugar que ela vá, se transforma na flor mais deslumbrante!
Nesse periodo, quando ela vinha a mesa ela olhava a maneira que eu arrumava: uma bela toalha, prato, copo e talheres colocados em seu devido lugar, uma flor e uma fruta.
Ela me olhava e eu entendia o que seus olhos diziam...
Tantos anos nos desentendendo, era justamente eu quem tinha maior ligação com ela!
É muito bom poder fazer isso pra ela...
É como retribuir tantos anos em que ela fez o mesmo por mim!
Ela se recuperou!
Em nenhum desses episódios ela precisou de acompanhamento psicológico! Sempre com o pensamento positivo diante de tudo, mesmo que bem lá no fundo o medo existisse!
Viveu após isso com intensidade sem limitar- se!
Quem a via não entendia e ficava surpreso!
E eu ficava sempre orgulhosa!
Há umas semanas atrás, depois de reclamar de tosses seguidas e emagrecer muito rápido veio me ver.
Sempre desfiando o rosário de sintomas!
Com tudo isso ela passou a conhecer o próprio corpo tão bem, mas num sintoma o medo de tudo começar de novo!
Um medo discreto percebido no tom da sua voz.
Então, ela me disse as palavras que jamais sairão do meu coração:"- Rita, sei que muitas coisas que você sofreu dentro de ti foram minha culpa!
Vivi muito tempo sem me perdoar pela maneira rígida que te criei!
Mas foi você mesma que me mostrou a necessidade de tudo isso, quando me disse certa vez que graças à Deus por ter sido criada como foi, pois ao contrário não seria quem é.
Sempre parecia que eu via o pior em você, sempre exigi mais de você.
Falamos uma a outra palavras que nos feriram...
Mas você foi a melhor coisa que fiz nesta vida!
Hoje entendo os seus sonhos, seu jeito e o que você faz!
Em tudo isso tem surgido em mim a possibilidade de ver o que sempre esteve diante de mim e também dentro de mim!
Vá atrás do que seu coração quer, porque ele não se enganou nunca!
Sua mãe não confiou o suficiente em você, por medo de perde- la!
Mas não deixe nunca de confiar em sí mesma!
Você sempre foi impulsiva e curiosa.
Parecia ser a única maneira de segura- la!
Não perca tempo e conquiste o que Deus predestinou a sua vida!
Me orgulho de você"Foi o momento mais especial da minha vida!
Mas junto a emoção das palavras tão amorosas, um sentimento de que algo não estava bem de novo!
Desde a perda do seio ela sempre está fazendo exames e mais exames!
Percebi que procuravam algo nela e ela sabia que existia algo ali querendo de novo a derrubar!
O tempo foi passando e ela me deixando a par dos exames(uns mais estranhos que os outros) e o porque de faze- los!
Semana passada os resultados finais chegaram...
O cancêr voltou! =(E meu chão sumiu!
Até que enfim eu tinha minha mãe...
De novo não! Tudo de novo!
A maneira como ela encara isso me faz ter a obrigação de me manter firme e com tanta confiança quanto ela!
Ela não está com medo e sabe o que a aguarda!
E é disso que estou com medo...
Da serenidade do seu olhar....
Da suavidade do tom da sua voz...
Os projetos que está fazendo...
Ela está pronta pra que se for esse o momento de partir ela ir!
Mas ao mesmo tempo está pronta pra enfrentar de novo e acredita que vai vencer!A notícia é recente, mas muito já estamos aprendendo com ela!
Foi ela quem me ensinou a crer em Deus e busca- lo!
Ela acredita Nele e nas coisas que Ele pode fazer com intensidade!
Quantas vezes, um problema nos chega e nos descabelamos diante dele... Perdemos o tempo chorando e nos desesperando ao invés de nos levantarmos e lutarmos!
Existem pessoas passando por situações bem piores que a sua, e encarando tudo com dignidade e cabeça erguida sem se esquecer que é imagem e semelhança de Deus(mesmo se transformando num mapa, rs)
E quantas pessoas tanto acrescentaram a sua vida contribuindo pra que você seja quem é?
Quantas vezes você aproveitou os momentos com essa pessoa e disse que se orgulhava dela ou a amava?
Não importa a proporção dos seus problemas!
Enquanto houver vida, pra tudo tem solução!


Nenhum comentário: