sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Clube Caiubi é notícia no Music News

Music News - 13/8/2010 - Por Guta Campos

São Paulo, agosto de 2010 - Com oito anos de vida, mais de seis mil associados e noites autorais em sete cidades no Brasil e no exterior, o Clube Caiubi de Compositores (www.clubecaiubi.com.br) começa a “exportar” talentos. Um deles é o compositor, cantor e guitarrista brasileiro Roney Giah (http://clubecaiubi.ning.com/roneygiah). Giah tem consolidado a carreira no exterior por meio de contratos de comercialização das músicas e premiações internacionais de suas composições. A canção Time is so still – do CD “Queimando a moleira”, rendeu uma a Menção Honrosa do Billboard World Song Contest. Em 2008, Roney Giah foi o único músico brasileiro destacado no The John Lennon Songwriting Contest, com curadoria de Yoko Ono, na categoria World, pela música Amar com E, que integra o CD Mais dias na Terra. Ainda em 2008 participou da trilha do filme norte-americano No pain, no gain. Em 2009, Roney Giah passou a integrar o portfólio do Jingle Punks, e-business musical que atua como um banco de dados de música independente. Com sede em Nova York, o Jingle Punks, dirigido por Jared Gutstadt e Daniel Demole, foi eleito pela revista norte-americana Business Week (2009), como um dos novos negócios mais promissores dos Estados Unidos.

O baiano Pedro Moreno (http://clubecaiubi.ning.com/profile/pedromoreno) também é presença constante em inúmeras canções com parceiros que fez no Caiubi. Exímio cantor e violonista, reside em Madrid desde 2007 e em seus shows pela Europa apresenta repertório criado na rede.

Outro caso é o de Luanda Cozetti (http://clubecaiubi.ning.com/profile/couplecoffe) que nasceu em Brasília e iniciou sua carreira participando de shows notáveis, que a levaram a palcos mais importantes. Inserida no circuito cult, longe do mainstream, Luanda vive a cinco anos em Portugal, onde conheceu o sucesso com diversos projetos ao lado de grandes nomes da música européia, chegando a disco de ouro em 2009.

Seguindo caminho inverso, a japonesa Kana trocou o Japão pelo Brasil, onde trabalha com músicas autorais em um rico repertório de música brasileira construído com seu marido, o também “Caiubista” e compositor, Léo Nogueira. Kana não só adotou o Brasdil como pátria, como no nome e hoje é conhecida como Kana do Brasil.

Marcela Viciano (http//clubecaiubi.ning.com/profile/marcelaviciano ), que tem um CD lançado com músicas autorais em português e espanhol, comanda os encontros autorais em Buenos Aires - que já acontecem pelo segundo ano consecutivo - e já coordenou intercâmbios de autores brasileiros na Argentina.

Luiz Bueno (http://clubecaiubi.ning.com/profile/luizbueno), integrante do Duo Fel e um dos mais experientes artistas com perfil publicado no Clube Caiubi, comemora 32 anos de carreira com a gravação de DVD em Liverpool no Cavern Club, lendário reduto onde surgiram os Beatles.

Finalmente, ressaltamos um dos mais antigos “caiubistas”, Álvaro Cueva (http://clubecaiubi.ning.com/profile/alvarocueva) que destacou-se internacionalmente na sexta edição do Festival América Cantat – encontro pan-americano de coros – em Juiz de Fora/ MG, com sua peça musical, 'Kátia e Paulo - Uma Alegoria Paulistana'. O festival busca promover a integração entre os povos e as culturas americanas através do canto coral. Por isso se transformou em itinerante e foi realizado em diferentes países do continente: Argentina (1992-1996), Venezuela (2000), México (2004) e Cuba (2007). De 7 a 15 de maio, o Brasil sediou mais uma edição do festival em Juiz de Fora, recebendo coros, grupos vocais, cantores e maestros de toda a América. A peça de Álvaro, com suas quinze composições, também foi capa do 'International Choral Bulletin de maio/2010, principal publicação internacional sobre corais.

Com seis mil integrantes e expectativa de crescimento de 20% no seu acervo ainda para 2010, o Clube Caiubí de Compositores ganha espaço na música internacional e leva suas obras para platéias e usuários cada vez mais distantes e atentos.

>> Leia Mais - Fonte Original

Nenhum comentário: