quarta-feira, 17 de setembro de 2008

A Família

O que acorrenta um ser humano?
_O passado.
Seu passado nesta vida e nas outras vidas.
Como foi a concepção?
E a gestação?
Como foi o parto?
E a primeira infância?
Tudo isso é de fundamental importância,
e tantas outras coisas fortes que ocorreram depois.
Mas o que aparenta ser causa
é apenas conseqüência.
Existiria simples acaso?
Ninguém passa pelo que passa
por nada.
Não é questão de sorte,
assim pensar seria subestimar o Criador:
De Sua infinita sabedoria e perfeição,
Inimaginável para nós...
apenas lampejos podemos
terem nossos melhores dias.
Muitas vidas vivemos,
e aparentemente nela
sencontra-se a causa de
tudo que passamos nesta vida.
Mas nem isso real:não existe tempo!
Esta história de causa e efeito
só na mente concreta,
tridimencional, limitada, cega.
Sincronicidade é o nome que papai Jung deu.
Tanto posso dizer que o que vivo nesta vida
é conseqüência do que fiz nas anteriores,
como dizer que o que fiz nas anteriores
é conseqüência do que vivo agora,
já que tudo é simultâneo.
A realidade
é multidimencional,
mas a complexidade não para por aí.
Nascemos numa família que tem uma alma,
que se interessa
por todos os seus membros,
que abarca e ama a cada um como se ele próprio fora,
e jamais esquece qualquer um deles.
Carrego um imenso peso em meus ombros,
É o lado sombrio da minha ancestralidade,
que, felizmente,
também me traz muita luz.
O que aconteceu com meus antepassados
certamente me afeta,
quer eu saiba disso ou não.
Então eu digo:
Sempre é melhor ter consciência!
se sei posso mudar;
se não sei,
nada posso fazer
exceto me lamentar e sofrer.
A natureza tem leis inexoráveis
que sempre atuam.
A alma da família busca o equilíbrio,
quer resgatar todos os seus membros,
que devem ser honrados.
As leis da família estão sendo decifradas,
que imensa sabedoria
se esconde por trás delas!
Somos prisioneiros de um passado
que não conhecemos,
não só o nosso,
desta e de outras vidas,
mas aquele de todos os nossos parentes
que vieram antes de nós.
E, mais uma vez, é só maneira de falar.
Ninguém veio antes de ninguém,
tudo está acontecendo agora,
o infinito está acontecendo agora.
Não interessa se você conhece a Lei ou não;
Ela vai atuar de qualquer forma!
Melhor então conhecê-la
e honrá-la.
O destino é justo,
embora assim não pareça;
diante dele,
curvar-se traz sabedoria.
Somos escravos
de um passado que não conhecemos
e que não existe.
Em princípio penso que sou livre,
depois percebo que o passado me prende.
Olho meu passado
e o dos meus antepassados,
tudo o que me ata,curo,
livro-me, safo-me.
então vem o salto maior:
percebo que o passado não existe,
a realidade é atemporal,
eternamente presente,
indivisível,exceto para fins didáticos.
O fim e o começo se encontram
em qualquer parte da circunferência.
Ao honrar meu pai, librto meu filho;
ao honrar minha mãe, liberto minha filha;
ao libertar meus filhos abre-se meu peito
e torno a respirar.
Como pude esquecer?
Era eu o tempo todo!
Quem não é meu parente?
Que destino me é indiferente?
o que a vida me traz
que não seja um presente?
( poema feito e refeito de 2004 a 2006)
Autor: Miclos Burger

Nenhum comentário: